Blog Kiko-Flex

Referência em Mangueiras e Conexões

Teste de pressão em mangueiras hidráulicas

Teste de pressão em mangueiras hidráulicas


Mangueiras hidráulicas possuem diversas classificações de pressão e devem ser verificadas durante seu desenvolvimento e produção. Vamos conhecer um pouco mais sobre o Teste de pressão em mangueiras hidráulicas, testes de prova e de vazamento:

O teste de pressão de prova

Teste de pressão em mangueiras hidráulicas, de acordo com ISO 8331, após a prensagem das conexões, é recomendado que o conjunto montado seja submetido a um teste de prova hidrostática, para a pressão de prova especificada da mangueira, para verificar a instalação das conexões da mangueira, isto é, se o conjunto encontra-se livre de vazamentos e nenhuma evidência de gotejamento entre as conexões e a mangueira.

As normas que determinam os testes hidrostáticos são: a ISO 1402 (Mangueiras e conjuntos de mangueiras de borracha e plástico – Teste hidrostático), ISO 6605 (Mangueira e mangueiras montadas – Métodos de teste) e SAE J343 (Teste e procedimentos de teste da série de mangueiras hidráulicas SAE 100R e mangueiras montadas).

Tipos de Teste de pressão em mangueiras hidráulicas:

Proof test (Teste de prova):

É a pressão máxima que pode ser aplicada a uma mangueira hidráulica sem causar danos permanentes à sua função operacional. O teste de pressão de prova é aplicado 2 vezes a pressão máxima de operação da mangueira e manter em um período de tempo.

Burst test (Teste de ruptura):

É o limite de pressão que pode ser aplicado até causar falha catastrófica da mangueira. É expresso como pressão máxima ou como um múltiplo do valor da faixa de pressão superior. Em mangueiras hidráulicas, esse valor equivale a 4 vezes a pressão máxima de operação. O teste de pressão de ruptura simplesmente continua a aumentar a pressão, além da pressão de prova, até que o componente falhe.

Leakage test (Teste de vazamento):

O teste de vazamento é para mangueira não envelhecidas aos quais as conexões foram montadas por não mais de 30 dias e não menos de 1 dia e submetido teste a uma pressão hidrostática especificada igual a 70% da pressão de ruptura mínima especificada.

Como devem ser feitos os teste de pressão hidrostática?

Os testes de pressão hidrostática e de ruptura devem ser realizados em um conjunto de mangueira com comprimento de 600 mm entre as capas e no mínimo dois conjuntos devem ser testados.

As relações entre a pressão de prova (teste) e a pressão de trabalho máxima (conjunto de mangueira) são referenciadas pela ISO 1402 e são encontradas na ISO 7751, por exemplo, para fluido hidráulico tradicional, com uma pressão de trabalho acima de 10 bar, a relação de pressão de prova é 2,0 (duas vezes a pressão de trabalho).

De acordo com o método de teste descrito na ISO 1402; a taxa de aumento de pressão deve ser constante para atingir a pressão final um período de 30 segundos a 60 segundos e não deve ultrapassar o período de 60 segundos, para mangueiras com diâmetros internos de até 50 mm. Para mangueiras com diâmetros internos maiores que 50 mm e menores ou iguais a 250 mm, o tempo necessário para atingir a pressão final deve ser entre 60 segundos e 240 segundos, examinando os conjuntos de prova durante este período em busca de evidências de vazamento, rachaduras, desconexões abruptas indicando irregularidade no material ou fabricação, ou outros sinais de falha.

Como deve ser feito o teste de vazamento

Para o teste de vazamento, submeta os conjuntos de teste a uma pressão hidrostática igual a 70% da pressão de ruptura mínima especificada. Mantenha esta pressão de teste especificada por 5 min e reduza para zero. Aplique o teste especificado e mantenha-o por mais 5 min. O conjunto montado não deve apresentar nenhum vazamento. Este é considerado um teste destrutivo e os conjuntos de teste devem ser destruídos após o teste.

Para teste de vazamento de um conjunto de mangueira que foi usado em serviço; o teste hidrostático deve ser feito na pressão de trabalho do sistema, ou pressão máxima de trabalho da mangueira, o que for mais baixo.

E você, realiza esses testes nos conjuntos de mangueiras hidráulicas que você comercializa? Nossa equipe técnica pode te ajudar nessa tarefa.

Conte com a Kiko-Flex para ter os melhores componentes para a montagem de mangueiras hidráulicas. Com fornecedores certificados e processos de montagem alinhados sua linha de montagem torna-se referência em sua região.

Caso você esteja procurando um fornecedor para a produção de conjuntos de mangueiras hidráulicas já montadas, o lugar ideal para essa ação é a Hennings Mangueiras e Conexões. Com mais de 40 anos de atividade, a Hennings hoje é uma das maiores fornecedoras de conjuntos de mangueiras montadas linhas OEMs em todo o Brasil. A Kiko-Flex é uma empresa do grupo Hennings.

Conteúdos relacionados

Conheça mais sobre os Sistemas Hidráulicos seus Componentes e Funcionamento

Conheça mais sobre os Sistemas Hidráulicos seus Componentes e Funcionamento

A Excelência das Mangueiras de Refrigeração Manuli: Inovação e Desempenho em Sintonia

A Excelência das Mangueiras de Refrigeração Manuli: Inovação e Desempenho em Sintonia

Cobertura de mangueiras hidráulicas: Quais os tipos disponíveis?

Cobertura de mangueiras hidráulicas: Quais os tipos disponíveis?

Dispositivos de segurança para mangueiras: O que são?

Dispositivos de segurança para mangueiras: O que são?

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Cadastre-se para ficar por dentro de todas as nossas novidades e receber materiais exclusivos!