Blog Kiko-Flex

Referência em Mangueiras e Conexões

Lubrificante para inserção do terminal em mangueiras hidráulicas – Qual tipo devo utilizar?

Lubrificante para inserção do terminal em mangueiras hidráulicas – Qual tipo devo utilizar?


Durante o processo de montagem de uma mangueira hidráulica ou industrial existe a etapa de inserção, que consiste em inserir a capa até encostar na extremidade da mangueira cortada e em seguida a inserção do terminal na mangueira, em alguns casos, há situações onde é muito difícil de realizar essa inserção do terminal na mangueira e seja necessário utilizar algum tipo de lubrificante para garantir a completa inserção, porém, é muito importante a escolha do tipo de lubrificante a utilizar para não danificar o tubo interno da mangueira e reduzir a vida útil da mangueira ou contaminação do sistema hidráulico onde esse conjunto será utilizado.

Lubrificante para inserção do terminal em mangueira. Qual o tipo de lubrificante devo utilizar?

Antes de indicar qual lubrificante utilizar, vamos iniciar advertindo quais não devemos utilizar em hipótese alguma: vaselina, graxa ou óleos de alta viscosidade, pois os mesmos não são absorvidos pela borracha o que resulta em não criar o selo de vedação necessário entre o espigão do terminal e o tubo interno da mangueira, fazendo com que, em algumas situações seja possível até girar o terminal com a mão após prensado na mangueira, mesmo com o valor de prensagem correto.

O lubrificante correto para utilizar precisa garantir uma película que lubrifique o espigão e que rapidamente seja absorvido pela borracha do tubo interno da mangueira sem agredir o composto da borracha. A quantidade a ser utilizada também deve sempre ser a mínima possível.

Hoje no Grupo Hennings utilizamos o óleo hidráulico com viscosidade abaixo do ISO VG 32 para auxiliar na inserção dos terminais nas mangueiras hidráulicas de grandes bitolas onde essa inserção seja mais difícil.

Em caso de você precisar montar uma mangueira industrial, tenha cuidado, é necessário verificar o material do tubo interno da mangueira e checar se o lubrificante não irá prejudicar o tubo da mangueira. Para as mangueiras industriais o lubrificante pode variar entre óleo hidráulico ou água com detergente neutro.

Em todos os casos, o ideal é se informar com o fabricante ou distribuidor das mangueiras hidráulicas ou industriais para verificar esses detalhes técnicos que garantem a correta montagem do seu conjunto de mangueiras. Na Kiko-Flex você conta com uma equipe técnica pronta para solucionar suas dúvidas, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo que iremos te ajudar.

Conteúdos relacionados

Como crimpar mangueiras hidráulicas?

Como crimpar mangueiras hidráulicas?

Tabelas de crimpagem de mangueiras: Como funcionam?

Tabelas de crimpagem de mangueiras: Como funcionam?

Manutenção em Máquinas de Crimpagem de Mangueiras: Confira nossas dicas!

Manutenção em Máquinas de Crimpagem de Mangueiras: Confira nossas dicas!

Montagem de mangueiras hidráulicas: Importância das capas e terminais corretos

Montagem de mangueiras hidráulicas: Importância das capas e terminais corretos

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Cadastre-se para ficar por dentro de todas as nossas novidades e receber materiais exclusivos!