Blog Kiko-Flex

Referência em Mangueiras e Conexões

Mangueiras industriais tudo que você precisa saber

Mangueiras industriais tudo que você precisa saber

As mangueiras industriais estão entre os elementos mais básicos para o funcionamento de máquinas e equipamentos nas indústrias em geral. Se você atua no setor industrial ou na revenda de produtos industriais, provavelmente lida com elas no seu dia a dia e entende sua importância para o bom andamento dos processos. Mas você sabe mesmo tudo o que precisa saber sobre mangueiras industriais?

Este artigo vai lhe contar tudo sobre mangueiras industriais, suas aplicações, variedades, cuidados necessários e o que você precisa considerar na hora de identificar qual é o modelo ideal para atender à sua necessidade.

O que são mangueiras industriais

Como o próprio nome sugere, mangueiras industriais são mangueiras projetadas especificamente para os mais diversos usos em processos industriais. São elementos flexíveis e ideais para o transporte de diferentes tipos de materiais, líquidos, gasosos e até mesmo sólidos.

Elas são o meio mais seguro e eficiente para esse tipo de condução. Foram projetadas para substituir as tubulações nessa função e são superiores em vários aspectos. Para começar, apresentam uma relação custo-benefício muito mais vantajosa.

Graças à flexibilidade que possuem devido aos materiais que as compõem, elas têm a vantagem de absorver as vibrações provocadas pelas máquinas e pelos processos industriais. Essa maleabilidade também facilita muito o processo de instalação, poupando tempo de montagem e de manutenção dos sistemas onde elas são aplicadas.

Além disso, mangueiras industriais são versáteis e altamente resistentes a corrosão. Elas resultam de processos de fabricação modernos e bastante acurados a fim de garantir a qualidade desses produtos, já que eles devem ser resistentes e duráveis o suficiente para serem empregados no dia a dia de indústrias dos mais diversos segmentos.

Aplicações e diversidade de modelos

Quando falamos em mangueiras industriais, não podemos deixar de mencionar sua enorme versatilidade. Elas estão presentes nas indústrias dos mais variados segmentos, o que significa que podem ser empregadas para inúmeros objetivos, como transporte de alimentos, condução de vapor em frigoríficos, bombeamento de concreto, entre tantas outras aplicações. Porém, elas são produzidas em modelos diversificados, com características que variam bastante, desde o formato até os materiais em sua composição.

Isso quer dizer que, embora a versatilidade seja uma das suas principais vantagens, ela é também uma das suas características mais delicadas, pois abre muitas possibilidades para o uso dessas mangueiras e, se você não ficar alerta, pode acabar cometendo erros ao destinar um modelo inadequado para a tarefa que deseja realizar.

Alguns modelos são feitos em materiais mais flexíveis e estruturados para resistir melhor a níveis mais altos de pressão de condução. Outros têm a parte interior especialmente resistente aos produtos químicos que devem transportar. Cada modelo foi pensado para cumprir uma finalidade específica, e por isso alguns cuidados são necessários na hora de escolhê-los.

Componentes de uma mangueira industrial

Antes de ver algumas dicas para escolher os tipos mais adequados de mangueiras industriais, é importante que você saiba um pouco mais sobre do que elas são feitas.

A estrutura geral delas é constituída de três camadas: tubo interno, reforço e cobertura. Porém o material de fabricação das camadas varia de acordo com as funções que a mangueira precisa cumprir e as condições onde ela deve atuar. Entenda melhor cada um desses componentes.

Tubo interno

O tubo interno da mangueira é o canal que irá conduzir o fluido. É comum que essa camada seja feita de PVC, borracha natural ou variações de borrachas sintéticas. Ela precisa ser resistente para não sofrer danos do material a ser transportado.

Reforço

O reforço é uma camada intermediária aplicada para dar mais resistência ao tubo interno. Sua principal característica é que ele deve conferir à mangueira uma resistência à pressão positiva, para processos de condução de fluidos, e resistência a pressão negativa, para aplicações em processos de sucção.

Reforço trançado têxtil

É comum que essa camada seja formada por fios têxteis de alta resistência ou arame aço galvanizado trançado ou helicoidal.

Reforço helicoidal

Cobertura

Por fim, a cobertura é a camada exterior que protege o reforço, e por isso precisa ser resistente o suficiente para não sofrer dano de influências externas, como abrasividade e desgastes que poderiam ocorrer por arrastar a mangueira sobre alguma superfície. A cobertura normalmente é composta de borrachas ou PVC.

Como escolher a mangueira mais adequada?

Até aqui, você já viu bastante coisa sobre as mangueiras industriais, do que elas são feitas, onde são utilizadas e quão variadas elas podem ser. Mas alguns outros fatores ainda devem ser levados em conta na hora de identificar o modelo ideal para a sua necessidade. Acompanhe as dicas a seguir e você com certeza fará a melhor escolha.

Aplicação

Algo importante a se considerar na hora de procurar um modelo de mangueira industrial para a sua demanda é como, onde e para que ela será instalada. Qual o tipo de indústria onde ela atuará? Quais as condições de trabalho no ambiente onde ela será aplicada? Isso deve ajudá-lo, inclusive, a determinar o comprimento necessário para a mangueira e quais terminais e adaptadores devem acompanhar a instalação.

Pressão de trabalho

Cada modelo possui um nível de pressão máximo sob o qual pode atuar. Se esse nível for excedido, a mangueira pode ser danificada. Então antes de selecionar um modelo, certifique-se de que ele comporta a pressão exigida para a atividade que ele deve desempenhar.

Além disso, é preciso considerar o tipo de pressão necessário para a condução do material. Você precisa de uma mangueira para descarga de fluido, que implica uma pressão positiva de trabalho? Ou para sucção, que implica uma pressão negativa? Elas requerem tipos diferentes de reforço.

Material transportado

Quando consideramos o fluido que será transportado, devemos levar em conta não só o seu tipo, mas também a concentração e a temperatura em que ele será conduzido. Então primeiro certifique se o material que deseja transportar requer que o tubo interno da mangueira tenha algum tipo especial de resistência.

Depois, considere a concentração na qual você precisa que esse material seja transportado. Isso o ajudará a determinar o diâmetro interno da mangueira que irá escolher.

Por fim, tenha em mente a temperatura em que esse material será conduzido. Assim como acontece com a pressão, mangueiras industriais têm uma escala de temperatura mínima e máxima sob a qual conseguem trabalhar, e se danificam caso sejam expostas a temperaturas fora dessa escala. E isso vale também para a temperatura do ambiente.

Atente-se a essas questões, pois, se as escolhas não forem compatíveis, você pode utilizar mangueiras não adequadas para sua necessidade, com isso, vários problemas podem ocorrer como vazamentos, rápida deterioração da mangueira, entupimentos de sistemas, entre outros cenários de risco capazes de resultar em prejuízos e até em acidentes.

Se você gostou desse conteúdo e quiser saber um pouco mais sobre nossa linha de mangueiras industriais, baixe nosso catálogo linha industrial. Continue navegando pelo nosso blog e encontre mais conteúdos sobre produtos hidráulicos e industriais. Temos muitos artigos cheios de informações úteis e interessantes para você.

Agora que você já é um expert em avaliar e escolher os melhores modelos de mangueira industrial para a sua necessidade, que tal dar uma olhada na nossa loja virtual? Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente. Vamos ajudá-lo a solucioná-las.

Conteúdos relacionados

Conheça mais sobre as Mangueiras Industriais Resistentes ao Calor

Conheça mais sobre as Mangueiras Industriais Resistentes ao Calor

Certificação FDA para Mangueiras Sanitárias

Certificação FDA para Mangueiras Sanitárias

Conexões para Mangueiras Industriais: Como escolher?

Conexões para Mangueiras Industriais: Como escolher?

O que são mangueiras industriais?

O que são mangueiras industriais?

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Cadastre-se para ficar por dentro de todas as nossas novidades e receber materiais exclusivos!