Por que usar Terminais Interlock nas mangueiras de super alta pressão
Conforme os textos que já publicamos há uma gama de espigões disponíveis para o mercado de condução de fluidos:
- Espigão Univesal (Multifit) – Padrão do mercado
- Espigão Minifit – Espigão compacto
- Espigão Spiralfit – Espigão para mangueiras espiraladas sem descasque
- Espigão Interlock – Que vamos falar neste texto.
Quando há uma aplicação severa, com vibração, picos de pressão e que seja robusta, o pensamento é em garantir a aplicação do produto, ter o equipamento rodando sem paradas, uma maior segurança na operação e para as pessoas envolvidas no processo.
Quando falamos neste nível de aplicação, o terminal correto a ser usado e o primeiro que vem na cabeça deve ser o Terminal Prensado Interlock, com sua fixação mecânica e sua robustez, teremos maior segurança nestas aplicações, sem termos situações de desconexão do terminal.
Vamos falar com mais detalhe sobre as características de um Terminal Prensado Interlock:
- Terminais de alto desempenho têm duas características técnicas distintas:
- Retenção de longo prazo para evitar desconexão abrupta;
- Retenção da força de vedação para evitar vazamentos.
Para obtermos uma alta resistência a desconexão abrupta é necessário:
- Deformação adequada e total do reforço de aço nos espaços entre os dentes da capa (que fornecem ancoragem mecânica);
- A fixação também é influenciada por compressão da parede da mangueira;
- Não é um simples contato metal-metal que garante a fixação adequada, mas ao contrário, é a extensão da deformação do reforço nos perfis da capa.
Em mangueiras de super alta pressão, a solução de Terminais Prensáveis Interlock é a ideal, pois seu design com descasque duplo (a mangueira deve ter o descasque externo e interno) possibilita o contato direto entre o metal das conexões (capa+terminal) com o reforço da mangueira, garantindo a máxima fixação possível.
O Terminal Interlock Plus possui um canal para utilização de anel o’ring, para aplicações hidráulicas convencionais a utilização do anel é opcional, porém aplicações extremas (mineração, por exemplo) se faz obrigatório a utilização do anel para reforçar a capacidade de vedação do espigão.
As desvantagens do Terminal Interlock em relação aos demais espigões é o seu tamanho, mas porque isso?
Simples, no mesmo espigão temos dois sistemas de vedação, um sistema mecânico (metal-metal) e um sistema macio (metal-macio), onde com a junção destes sistemas prolongamos a vida útil do conjunto montado de mangueiras, com maior segurança e confiabilidade.
As mangueiras são medidas por ciclagem, mas nada adianta suportar uma ciclagem alta se o conjunto montado não é adequado para a ciclagem ou não tem a robustez necessária para isso, com isso hoje os testes com um conjunto montado com Terminais Interlock chegamos a ciclagens de até 2 milhões de ciclos, isso mostra e indica a sua confiabilidade e robustez.
Quando surgir a necessidade de produção de mangueiras hidráulicas de super alta pressão, não pense duas vezes em indicar a montagem dessa mangueira com os Terminais Interlock. Fazendo a utilização correta desse sistema, o conjunto montado irá durar mais e a confiabilidade e segurança estarão garantidos.
Qual o risco de aplicar uma mangueira que não garanta a máxima fixação em aplicações de super alta pressão, sistemas muitos robustos e de alta carga ?
A Kiko-Flex tem a linha completa de terminais prensáveis Interlock, nos consulte em suas cotações.
No Comment