Se você trabalha com revenda ou instalação de mangueiras hidráulicas e realiza inspeções constantes em equipamentos, com certeza já passou por isso.
Sabe aquelas bolhas que as vezes ocorrem na cobertura das mangueiras hidráulicas? Por que a mangueira se apresenta inchada e mole?
Isso é um sinal claro de que houve infiltração na mangueira hidráulica.
A principal causa de infiltração em mangueira hidráulica é a incompatibilidade do fluido hidráulico que está sendo transportado com o material do tubo interno da mangueira.
As bolhas podem conter fluidos, graxas ou substâncias, as quais, combinadas, podem alterar as características da borracha da mangueira, porém vale ressaltar que outras situações também irão contribuir para que ocorra uma infiltração, tais como:
Infiltração em mangueira hidráulica principais causas
- Corte incorreto corte angulado: O corte da mangueira hidráulica deve ser de realizado com equipamentos de corte que proporcionam um corte reto e sem rebarbas na extremidade da mangueira.
- Inserção insuficiente: O espigão do terminal deve ser inserido por completo na mangueira. Há uma ancoragem no espigão que estabelece esse limite e é onde a capa será ancorada para a prensagem. A não inserção por completo, além de risco para infiltração da mangueira, pode deixar sua mangueira em risco do terminal se soltar e causar um grave acidente.
- Raio de curvatura iniciando no final da capa (pé da capa); O raio de curvatura da mangueira deve ser obedecido conforme norma de cada classe de mangueira. Aqui no nosso blog temos um artigo falando somente do raio mínimo de curvatura. Clique aqui para ler.
- Tração da mangueira: As mangueiras hidráulicas não são projetadas para sofrer tração, esse movimento pode comprometer a estrutura interna da mangueira causando infiltração.
Seja qual for o motivo que tenha ocasionado a infiltração em sua mangueira hidráulica, no momento que você identificá-la, é necessário realizar a troca imediata.
Para ter certeza de que você está colocando a mangueia ideal no local em substituição da antiga, faça uma análise das possíveis causas que originaram essas bolhas e infiltrações.
Comece analisando o fluido hidráulico do equipamento e a compatibilidade química do mesmo com o tubo interno da mangueira, após isso, os outros pontos devem ser levados em consideração para achar a causa e fazer a substituição pela mangueira hidráulica ideal para a aplicação.
No Comment