As roscas NPT e NPSM são algumas das roscas encontradas no mercado e, como já comentamos aqui em nosso Blog, existem diversos modelos de roscas para diferentes aplicações.
Essas roscas, que estão presentes em conexões, têm grande importância na indústria em geral, por isso é essencial saber como identifica-las para aplicar da melhor forma.
Como alguns modelos possuem muitas semelhanças entre si, pode se tornar difícil diferencia-las.
Um exemplo disso, são as roscas NPT e NPSM, muito semelhantes, porém cada uma possui particularidades que as fazem ser diferentes.
Para saber qual a diferença entre elas leia esse artigo até o final.
Roscas NPT
A principal característica da rosca NPT é possuir um ângulo de inclinação na sua extensão de comprimento, formando um ângulo de inclinação em formato de cone, onde em uma extremidade possui um diâmetro maior que na outra extremidade (veja na imagem acima).
O valor deste ângulo é de 1°47′, isso significa que a diferença entre o diâmetro maior e o diâmetro menor, no comprimento de uma polegada é de 1/8″ (3,17mm).
Este ângulo formado na rosca é o que proporciona a vedação através do princípio de deformação dos fios de rosca (quanto mais a rosca é apertada, mais vedação ocorrerá).
O passo de rosca para as roscas NPT é dado pela quantidade de fios de rosca presente dentro de um espaço de uma polegada, ou seja, o passo é determinado em “fios por polegada”.
Roscas NPSM
As roscas NPSM possuem os fios de rosca paralelos, ao contrário do que é visto nas roscas NPT, ou seja, os fios de rosca são retos, não apresentando variação de diâmetro em seu comprimento.
Por conta dos fios da rosca NPSM serem retos (paralelo) a rosca não realiza vedação através dos seus filetes, conforme visto na rosca NPT.
Para que a vedação ocorra, as peças que apresentam essa configuração devem possuir um cone com angulação de 30° (conforme imagem acima), e por tanto, a rosca NPSM está disponível apenas no padrão fêmea.
Assim como nas roscas NPT, o passo de rosca para a NPSM é dado pela quantidade de fios de rosca presentes dentro de um espaço de uma polegada, ou seja, o passo também é determinado em “fios por polegada”.
Então, qual a diferença entre as roscas NPT e NPSM?
Tanto a rosca NPT, quanto a NPSM, possuem a mesma angulação do filete de rosca (60°), forma e passo (fios por polegada).
No entanto, a rosca NPT é de forma cônica, que conforme explicado anteriormente, quanto mais ela for apertada, maior vedação ocorrerá (veja na imagem abaixo), e a rosca NPSM é da forma com fios retos (paralelos).
Comumente, em roscas macho NPT, são encontrados cones de 30° e esses cones coincidem com o cone 30° encontrados nas peças com rosca NPSM (fêmea giratória normalmente), e é neste cone onde ocorre a vedação dos fluidos através de uma união “metal x metal”.
Sendo assim, roscas NPT e NPSM podem ser utilizadas em conjunto quando se existe a necessidade de aplicar roscas macho (NPT) com uma peça fêmea giratória (NPSM), assim então proporcionando a vedação desejada.
Roscas fêmeas NPT também existem e são comumente encontradas em blocos hidráulicos, válvulas e luvas, e realizam a vedação também através do princípio de deformação dos fios de rosca (quanto mais a rosca é apertada, maior a vedação).
Saiba mais
Agora que você já sabe como diferenciar as roscas NPT e NPSM, que tal conhecer mais sobre as roscas disponíveis no mercado?
No Comment