Como o diâmetro da mangueira afeta o sistema hidráulico?
O diâmetro da mangueira hidráulica é um dos fatores mais importantes a se considerar ao escolher um novo modelo, isso porque essa medida tem influência em todo o sistema hidráulico.
Por isso, quando o cliente pedir uma mangueira na sua loja, tenha certeza quanto ao diâmetro da mangueira da qual ele precisa.
Mas, para entender como isso afeta o sistema hidráulico leia esse conteúdo até o final e descubra também como medir o diâmetro corretamente.
Relação entre o diâmetro da mangueira e a pressão do fluido
O movimento do fluido no sistema hidráulico pode ser entendido através de dois fatores: vazão e velocidade.
Vazão é o volume de fluido liberado pela bomba em um determinado intervalo de tempo, definido em galões por minuto.
Velocidade é a razão entre a distância percorrida pelo fluido em um determinado intervalo de tempo e é medida em pés por minuto. Esta é obtida pela vazão produzida pela bomba e o diâmetro da mangueira hidráulica.
Ou seja, ao substituir a mangueira por uma de menor diâmetro, a mesma quantidade de fluido é forçada a passar em uma área menor, causando o aumento da pressão do sistema hidráulico.
Por que o diâmetro incorreto da mangueira pode prejudicar o sistema?
A vazão do fluido no sistema hidráulico deve ser deve ser uniforme e estável, conhecida como vazão laminar, que é a condição ideal para diminuir o atrito e, consequentemente, a queda da pressão.
Quando se substitui a mangueira por uma de menor diâmetro, maior será a velocidade, tornando o fluido mais turbulento.
A rugosidade da superfície interna do tudo afeta ainda mais as características de vazão do fluido, ocasionando a queda da pressão e reduzindo a eficiência de todo o sistema.
Além disso, a alta velocidade provoca também aumento na temperatura do fluido, afetando significativamente a vida útil da mangueira hidráulica.
Por tanto, não se atentar ao diâmetro da mangueira que seja adequado à aplicação pode prejudicar todo o processo produtivo, reduz a qualidade dos equipamentos, pode ocasionar acidentes e grandes prejuízos.
Como saber qual o diâmetro da mangueira ideal para o sistema?
Para definir qual é o diâmetro ideal da mangueira para uma determinada vazão de óleo sendo bombeado através do sistema hidráulico, pode ser realizado um cálculo partindo de 2 valores:
a) Velocidade máxima recomendada do fluído;
b) Vazão do seu sistema.
Com esses valores, você pode utilizar a seguinte tabela para definição do valor do diâmetro ideal:
Limites máximos de velocidade do fluído – m/seg.:
Linhas de pressão até Max. 8-10 m/seg.
Linhas de retorno até Max. 3-4 m/seg.
Linhas de sucção até Max. 1,5 m/seg.
Sabendo a vazão do seu sistema, trace uma linha a partir deste ponto até a velocidade limite e leia a intersecção com a linha do diâmetro, o primeiro valor superior pode ser escolhido para o seu sistema.
Por exemplo, 70 l/min para linhas de pressão leva a uma escolha de DN 19 (3/4”) considerando a velocidade máxima do fluído de 5 m/s; 30 Gal/min para linhas de retorno precisam de DN 38 (1-1/2”).
Saiba mais
Agora que você já sabe como o diâmetro da mangueira é tão importante para o bom funcionamento do sistema hidráulico, saiba mais sobre mangueiras hidráulicas em nossos outros conteúdos.
Conheça também, a linha de mangueiras da Kiko-Flex em nossa Loja Virtual!
No Comment