Aprenda a Identificar as Diversas Roscas Disponíveis no Mercado
Roscas são um conjunto de filetes. Sua função é realizar a união mecânica entre duas conexões. Você sabe como identificar as diversas roscas disponíveis no mercado e as principais roscas em conexões e terminais hidráulicos?
De maneira geral, as roscas são identificadas pelo seu diâmetro (externo nos machos e interno nas fêmeas), número de fios por polegada ou passo. Mas, como é possível identificar com segurança absoluta a rosca perfeita para seu adaptador ou terminal?
Veja abaixo as especificações das roscas disponíveis no mercado:
Roscas paralelas
A função das roscas paralelas é fixar a conexão em sua contrapeça (macho ou fêmea).
Roscas cônicas
As roscas cônicas têm duas funções: fixar a conexão e vedar.
No caso das roscas cônicas: a vedação é feita pelo aperto, interferência do “filete” da rosca.
Nas roscas paralelas: a vedação é realizada através de um elemento de material macio (o’ring, arruela, etc), ou através de um ângulo (cone).
Nos dois casos, a maneira para medição é simples: é preciso verificar a dimensão real da rosca.
Existem duas unidades de medidas básicas utilizadas: roscas polegadas e roscas métricas.
Diâmetro real: deve ser utilizado nas especificações de tubos, das roscas métricas e roscas Padrão Americano UNF/UNS. Diâmetro real é a medida (polegadas ou milímetros) utilizada quando fazemos a medição do diâmetro externo do tubo ou de uma rosca já citada. Diâmetro nominal: deve ser utilizado nas especificações de canos e das roscas Padrão Americano NPT, NPTF, NPSM e das roscas Padrão Inglês BSPP e BSPT.
Passo ou número de fios por polegada: esses são os elementos básicos para a identificação de uma rosca. O passo, aplicado somente nas roscas métricas, é a distância entre um filete e o outro. Já o número de fios por polegada, aplicado nas roscas padrões americano e inglês, como a própria descrição explica, define-se no número de filetes de rosca contidos no comprimento de uma polegada.
Exemplos de identificações de especificações de roscas
• NPT/NPTF – National Pipe Thread (Fine), padrão americano. Exemplo: 1/4-18 NPTF 1/4 = Tamanho nominal 18 = Passo (filetes por polegada) NPT ou NPTF especificamente solicitada, NPT/NPTF em que não há necessidade de escolha específica entre uma e outra.
• UN/UNF – Rosca unificada, rosca paralela, padrão americano (SAE) Exemplo: 9/16-18 UNF 9/16 = Tamanho real em polegada 18 = Passo (filetes por polegada) UN ou UNF em que não há necessidade de escolha específica entre uma e outra. UNF é usualmente aplicada para roscas com passo abaixo de 12 fios Por polegada.
• BSPT – British Standard Pipe Taper, padrão inglês. Exemplo: 3/8-19 BSPT. 3/8 = Tamanho nominal. 19 = Passo (filetes por polegada). BSPT = Rosca tipo cônica.Também pode ser encontrada no formato R3/8.
• BSPP – British Standard Pipe Parallel. Exemplo: 3/4-14 BSPP. 3/4 = Tamanho nominal. 14 = Passo (filetes por polegada). BSPP = Rosca tipo paralela. Também pode ser encontrada no formato G3/4.
• Métrica paralela. Exemplo: M22X1.5. M = Significa métrica. 22 = Tamanho da rosca real em mm. 1.5 = passo (distância entre os filetes em mm).
• Métrica cônica. Exemplo: M10X1 keg. M = Significa métrica. 10 = Tamanho da rosca real em mm. 1 = passo (distância entre os filetes em mm).
Keg é uma abreviação de uma palavra, em alemão, que significa cônica. Para quem não está acostumado com o sistema de medida em polegadas, segue uma tabela que já fornece a medida da rosca em milímetros, que te ajuda a escolher a opção certa entre as roscas disponíveis no mercado:
O sistema de vedação das conexões JIC é feito sobre um ângulo de 37° e utilizam rosca UN/UNF. Norma SAE J514 ou ISO 8434-2 Rosca JIC – Assento 37°.
Sistema ORFS
A vedação é realizada através de um O’Ring localizado em sua face. O sistema de vedação desta conexão permite operação de trabalho sob altas pressões (até 6000psi) sem apresentar vazamento e utiliza rosca UN/UNF. Norma SAE J1453 ou ISO 8434-3.
SAE J512 45°
O sistema de vedação é feito sobre um ângulo de 45° (oposto ao ângulo de 37° do sistema JIC). Também utiliza rosca UN/UNF, deve-se tomar cuidado na identificação dessa rosca porque ela se assemelha ao padrão JIC, porém os assentos de vedação não são compatíveis. Norma SAE J512.
NPTF/NPSM
NPTF – Rosca com vedação metal-metal realizada pelos filetes. (Conicidade de 1°47’). NPSM 30° – Norma americana – rosca paralela, com vedação metal-metal (disponível apenas na rosca fêmea). Norma SAE J476.
Vedação SAE com O’Ring.
Utiliza a mesma rosca do sistema vedação JIC (SAE J514) porém com a vedação realizada por anel O’Ring na base da rosca. Norma SAE J1926.
Flanges
Os flanges podem ser fabricados sob várias especificações, sendo as principais dos códigos 61 (3000psi) e código 62 (6000psi) conforme SAE (J518). A vedação é feita por um O’Ring ou X’Ring alojado em sua face e comprimido contra uma superfície lisa e aparafusada. Estas duas classes de pressões referem-se a valores nominais, com pressão máxima de trabalho.
Sistema DKO
A vedação conhecida como DKO L (Leve) e DKO S (Pesada) possui ângulo cônico de 24°, com O’Ring alojado na conexão fêmea e utiliza rosca métrica. Norma DIN 2353 ou ISO 8434-1.
Ficou mais fácil identificar e entender os tipos de roscas e vedações disponíveis em terminais, adaptadores e conexões DIN? Para facilitar ainda mais, criamos um manual técnico com todas as tabelas e medidas de roscas mais usuais. Clique aqui e baixe.
Aqui na Kiko-Flex você encontra todas essas terminações de roscas e tipo de vedações. Conte com a Kiko-Flex para seu estoque sempre ficar com as peças essenciais e que mais são consumidas na sua região e conte com nosso estoque para itens que digamos, não sejam tão comuns no seu mercado local.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a identificação de roscas, que tal ler uma matéria com todas as informações sobre mangueiras hidráulicas? Clique aqui e acesse nosso post.
No Comment