Saber como crimpar mangueiras hidráulicas é essencial para quem é revendedor de produtos hidráulicos, e procura atender seus clientes da melhor forma.
Contudo, esse é um processo delicado, que exige muito cuidado e atenção para não danificar os produtos ou gerar falhas na aplicação.
Por isso, explicamos aqui como crimpar mangueiras hidráulicas da forma correta, com dicas importantíssimas para garantir a qualidade dos seus produtos.
O que é crimpar mangueiras hidráulicas?
As mangueiras hidráulicas, para serem aplicadas em qualquer situação, precisam ser utilizadas em conjunto com outros elementos, como capas e terminais prensáveis.
Todo esse conjunto, mangueira mais capa e o terminal, é utilizado para conduzir fluidos hidráulicos em diferentes níveis de pressão, e para que não ocorram falhas e vazamentos é necessário que o conjunto seja de extrema qualidade.
Para que esses elementos trabalhem da forma correta, é preciso fixar a mangueira ao terminal e à capa, e esse processo se chama crimpagem.
Como crimpar mangueiras hidráulicas da forma correta?
Para crimpar mangueiras hidráulicas da forma correta, é necessário realizar a inserção dos componentes na mangueira.
Primeiro realize a inserção da capa de crimpagem na ponta da mangueira, na sequência deve-se montar a conexão, ou seja, o espigão do terminal é inserido na mangueira que, por fim, está pronta para realizar a etapa de crimpagem.
Após esse processo, a conexão hidráulica é colocada na máquina de crimpagem, que pressiona a capa.
Com isso, a parte externa da mangueira se deforma contra as ranhuras da capa, enquanto sua parte interna se molda contra as ranhuras do espigão, eliminando possíveis espaços para vazamentos.
No entanto, para realizar esse processo da melhor forma, deve-se atentar à alguns fatores antes da crimpagem iniciar, como:
Verificar instruções do fabricante/fornecedor da mangueira hidráulica;
Avaliar a necessidade de descasque da cobertura da mangueira;
Conferir se a capa e o terminal são adequados à mangueira e à aplicação;
Garantir que a máquina de crimpagem esteja em pleno funcionamento e com manutenções em dia;
Realizar a conferência do diâmetro de crimpagem para garantir que este foi realizado conforme recomendações do fabricante/fornecedor da mangueira.
Riscos de crimpar mangueiras hidráulicas de forma incorreta
A crimpagem de mangueiras é um processo que, se não for realizado da forma correta, pode prejudicar toda a aplicação e levar à diversas falhas.
Confira alguns dos principais riscos que a crimpagem incorreta pode causar:
Vazamentos na mangueira ou nas conexões;
Obstruções do tubo interno da mangueira;
Formação de bolhas na cobertura da mangueira;
Torções na área de crimpagem;
Desconexão do conjunto montado (terminal e capa);
Redução da vida útil do conjunto;
Diminuição da produtividade;
Risco à saúde e segurança dos profissionais;
Despesas desnecessárias com troca de peças.
Portanto, ressaltamos o cuidado com a crimpagem e o fornecimento de conjuntos hidráulicos montados.
Se você é um revendedor, priorize a saúde e a economia dos seus clientes, isso visa a confiabilidade na sua loja e garante a fidelização da sua rede de contatos.
Escolha mangueiras hidráulicas e conexões de qualidade!
Além de garantir uma crimpagem correta dos seus equipamentos, é imprescindível que você adquira produtos de qualidade para fornecer aos seus clientes.
No Comment