Ofertar produtos de qualidade é um requisito básico para se sobressair em meio à concorrência, mas vale reforçar que o atendimento ao cliente também impacta a forma como a empresa é vista no seu setor. Por isso é tão importante investir no desenvolvimento da sua equipe de vendas.
Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda um pouco melhor como é possível preparar vendedores para o setor de mangueiras e conexões hidráulicas.
Vendedores setor de mangueiras e conexões:
Por que investir no treinamento?
Hoje em dia, uma das melhores maneiras de uma empresa se destacar no seu mercado de atuação é se provar como uma autoridade no assunto. Em outras palavras, ela precisa mostrar que realmente entende do seu ramo e que é capaz de ajudar o cliente agregando esse conhecimento à sua oferta de soluções.
Neste caso, sua marca reforça essa posição quando os clientes reconhecem sua autoridade através dos colaboradores da empresa. E os colaboradores que costumam ter contato direto com os clientes mais frequentemente são os vendedores.
Vendedores para o setor de mangueiras e conexões precisam ter conhecimento técnico sobre os produtos que são ofertados. Deve-se levar em conta que uma revendedora de soluções para transporte de fluidos trabalha com uma diversidade de produtos, com especificações destinadas a uma vasta gama de aplicabilidades.
Portanto, o melhor a se fazer é investir em um treinamento para a sua equipe de vendas. Assim ela será capaz de atender a essa área vasta, oferecendo um suporte para esclarecer as eventuais dúvidas dos seus clientes.
Conhecimentos que os vendedores devem dominar
Qualquer equipe de vendas deve ter habilidades para lidar com o público de modo a conquistar os clientes. Isso envolve empatia, capacidade de negociar e várias técnicas de vendas. Mas, ao capacitar vendedores para o setor de mangueiras e conexões, o conhecimento precisa ir um pouco além.
Eles devem não simplesmente saber vender, num sentido geral, mas saber vender especificamente mangueiras, tubos, conexões, válvulas, engates rápidos, e todos os outros produtos com que a revendedora trabalha.
Veja alguns conhecimentos importantes a desenvolver para que eles estejam habilitados a isso:
- Utilização de instrumentos de medição (paquímetro, micrômetro etc.)
- Sedes de vedação
- Tipos e normas de roscas
- Tipos de mangueiras e suas aplicações;
- Tipos de terminais e conexões hidráulicas;
- Tipos de tubos, conexões e anilhas, e como escolher os modelos corretos para cada aplicação;
- Como evitar os vazamentos, que são os grandes vilões dos sistemas hidráulicos e estão sempre gerando dúvidas;
- Procedimentos de instalação, como montagem e prensagem de conexões.
Além de sempre estar atualizado em relação aos produtos e seus benefícios para o cliente.
Foco nas necessidades do público-alvo
Outra dica relevante sobre este assunto é: conheça seu público e se adapte a ele. Sabendo quais são os principais segmentos industriais da região onde a sua revendedora atua, você consegue entender as principais necessidades que precisa ser capaz de atender.
Ao treinar seus vendedores, você pode investir mais no conhecimento sobre os produtos e processos que esses segmentos demandam, mas, é claro, sem negligenciar os demais.
Além disso, busque atualização constante. Permita que a sua equipe de vendas saiba sobre as novidades que surgem no mercado, para que a sua capacidade de solucionar os problemas do seu cliente continue evoluindo.
Espero que este artigo tenha deixado mais claro para você como desenvolver vendedores para o setor de mangueiras e conexões, e qual a importância de fazê-lo. Se estiver buscando por ótimos fornecedores, conheça nossa linha de produtos de mangueiras industriais. A Kiko-Flex tem estoque a pronta entrega para você e uma grande equipe técnica que irá ajudar seus vendedores a solucionar todas as demandar da sua região.
No Comment