Como dimensionar uma mangueira hidráulica passo a passo
Quer saber como dimensionar uma mangueira hidráulica? Elas são recomendadas para linhas de baixa, média, alta e super alta pressão para condução de substâncias como fluidos, óleos e derivados de petróleo, água e ar. As mangueiras hidráulicas possuem vários tipos de uso e aplicações, como nos setores de construção, indústria petrolífera, mineração, produção, agrícola, agroindústria, transporte, entre outros. Essas mangueiras são fabricadas com materiais e estruturas específicas para cada tipo de aplicação e produzidas de acordo com normas internacionais.
Mangueiras hidráulicas são desenvolvidas com alta tecnologia e elevado padrão de qualidade, confiabilidade, durabilidade e segurança, capazes de resistir a situações extremas de trabalho. Sendo assim, são peças muito importantes na condução e distribuição de materiais líquidos ou gasosos, com altas temperaturas ou pressão. Por isso é essencial e imprescindível que sejam seguidos alguns procedimentos no momento de realizar o dimensionamento de uma mangueira hidráulica, garantindo a segurança de sua utilização.
Dimensionamento
O dimensionamento de uma mangueira hidráulica é um procedimento importante e que demanda muita atenção. As mangueiras são fabricadas com fios de aço que têm o objetivo de garantir maior resistência e flexibilidade. Contudo, é preciso se atentar em relação a condições externas e incidência de agentes externos sobre a mangueira. Estes fatores podem causar danos graves à mangueira.
Para que uma mangueira hidráulica dure mais, ela deve ser dimensionada de maneira correta, levando em conta as seguintes características do produto: Tamanho (Size), Temperatura, Aplicação, Material, Pressão, terminação (End) e entrega (Delivery). Também é preciso evitar torções durante instalação e contato com objetos que possam causar danos ou abrasão. Outro cuidado importante é com a escolha do comprimento da mangueira adquirida para evitar tensão no conjunto, que, sob pressão, poderá se alterar para + 2% a – 4%. Por isso, é preciso que a mangueira seja montada com alguma folga para absorver esta variação.
Método STAMPED:
Size (tamanho)
Temperatura
Aplicação
Material
Pressão
End (terminação)
Delivery (entrega)
A seguir, explicaremos como dimensionar uma mangueira hidráulica economizando tempo, dinheiro e reduzindo possíveis paradas e erros. Para isso vamos utilizar o método de seleção STAMPED:
Passo 1: o tamanho (size)
O primeiro passo para montar uma mangueira hidráulica da forma correta é prestar atenção ao tamanho da mangueira, porque ele determina a velocidade em que o óleo, por exemplo, passa por ela.
A alta velocidade pode causar vazamentos, calor, ineficiência ou mesmo danos ao sistema hidráulico. Por outro lado, baixa velocidade pode resultar em baixa pressão e mau funcionamento do equipamento. É preciso se atentar a este fator, já que diâmetros internos menores aumentam a velocidade do óleo, enquanto diâmetros internos maiores reduzem essa velocidade.
Passo 2: a temperatura
Ao montar uma mangueira hidráulica é preciso considerar os efeitos das temperaturas ambiente e do fluido, já que a temperatura de trabalho afeta em cheio a vida útil da mangueira. Para conseguirmos uma boa durabilidade, no momento da escolha você precisa considerar essas duas temperaturas e avaliar a aplicação na qual você utilizará a mangueira. Temperaturas ambientes muito frias ou quentes podem danificar a cobertura da mangueira.
O próximo passo é avaliar a temperatura do fluido – qual material a mangueira vai conduzir (óleo, água, derivados de petróleo ou ar) e em qual temperatura irá trabalhar. Preste atenção neste passo, já que cada tipo de substância pode ser classificada em uma temperatura diferente para a mesma mangueira.
Passo 3: a aplicação
Verifique as necessidades específicas do uso ao montar uma mangueira hidráulica, observando as seguintes situações:
a) Impulso e ciclo de carga
Verifique a frequência à qual a mangueira será exposta e a pressão total de trabalho, bem como ondas repentinas ou picos de pressão;
b) Tipo de reforço metálico
Observe no momento de montar uma mangueira hidráulica se o reforço é trançado ou em espiral. O em espiral é indicado para suportar impulsos elevados e ciclos de carga mais altos. Já o reforço entrelaçado oferece maior flexibilidade.
c) Robustez da cobertura e sua resistência à abrasão
Verifique se é preciso especificar cobertura padrão, ou modelos de coberturas com maior resistência a abrasão e utilizar acessórios como molas protetoras ou revestimento de polipropileno.
d) Observar o raio de curvatura
Ao montar uma mangueira hidráulica, observe se a mangueira será instalada em um espaço pequeno. Se for este o caso, prefira um tipo de mangueira com maior flexibilidade e com menor raio de curvatura para obter uma condução mais adequada.
Passo 4: Material
Leve em consideração ao dimensionar uma mangueira hidráulica a compatibilidade do fluido com os materiais da mangueira. Uma mangueira hidráulica é formada por tubo interno, camada de reforço e cobertura externa. Após a montagem, as conexões e vedações estarão sujeitas ao contato com o fluido conduzido por ela, portanto a compatibilidade química deve levar em consideração a totalidade do conjunto para que não ocorram bolhas na cobertura da mangueira, erosão ou falhas capazes de contaminar e danificar todo o sistema.
Passo 5: Pressão
Considere as pressões de trabalho e de impulso ao dimensionar uma mangueira hidráulica. Pois, ao dimensionar uma mangueira, muitas vezes as pessoas se atentam apenas ao limite da pressão da válvula de alívio ou à pressão máxima de trabalho. Observe também se o sistema que vai utilizar opera com pressão dinâmica ou estática. É dinâmica quando a pressão flutua e há chances de ocorrer vibrações, choques e variações na temperatura.
No caso de um sistema estático, este não apresenta variação de pressão, quando a pressão atinge o valor determinado no sistema ele é estabilizado, vibrações e a temperatura se altera apenas quando é pressurizado. Em sistemas dinâmicos, certifique-se no momento de dimensionar uma mangueira hidráulica de que o modelo selecionado atende a pressões iguais ou superiores às pressões de trabalho e de impulso, para que possa dar conta de qualquer pico de pressão, vibrações ou choques. Esse dimensionamento da pressão também deve atender o conjunto em sua totalidade, incluindo as conexões.
Passo 6: Terminação (End)
Identificar o tipo de terminal (sede de vedação) tamanho (bitola) a ser utilizado na mangueira hidráulica e verificar a necessidade de utilização de adaptador para realização da instalação da mangueira hidráulica no equipamento.
Passo 7: Entrega (Delivery)
Dados que você coleta com seu cliente, onde, como, quando, quanto seu cliente quer receber o produto.
No Comment