Como escolher a mangueira hidráulica ideal: 4 fatores para considerar
Escolher a mangueira hidráulica ideal não é um processo fácil, pois existem diversos modelos disponíveis no mercado, podendo ser aplicadas em vários setores na indústria, como construção, mineração, florestal, agrícola e outros.
Por serem itens de extrema importância, deve-se atentar a diversos fatores na hora de escolher a mangueira hidráulica ideal para a sua aplicação, para que não ocorra futuras falhas nas mangueiras hidráulicas, comprometendo o processo.
Por isso, para ajudar você e seus clientes a escolher a ideal, trouxemos aqui os 4 fatores mais importantes para considerar na escolha da sua mangueira. Leia o artigo até o final e saiba mais.
1 - Reforço da mangueira hidráulica
Um dos fatores mais importantes para escolher a mangueira hidráulica é o material do seu reforço, que indica qual a pressão suportada pela mangueira.
Temos quatro tipos de reforço em mangueiras hidráulicas:
Mangueira hidráulica com reforço têxtil
Utilizadas em linhas de baixa e média pressão, de retorno e drenagem, possuem reforço com um ou dois trançados têxteis.
Mangueira hidráulica com reforço helicoidal
Geralmente utilizadas em linhas de sucção e retorno. Possui reforço têxtil com fio de aço helicoidal, o que fornece a estrutura necessária para a mangueira não fechar com a sucção.
Mangueira hidráulica com trançado de aço
Nessa linha temos mangueiras com um trançado de aço, que podem ser aplicadas em linhas hidráulicas de retorno ou baixa pressão e, também, temos com dois trançados de aço, aplicadas em linhas de média e alta pressão.
Mangueiras hidráulicas espiraladas
Com reforço em espiral de aço o que garante maior resistência à mangueira, são aplicadas em linhas hidráulicas de super alta pressão e em condições severas de trabalho.
2 - Pressão suportada pela mangueira hidráulica
Para escolher a mangueira hidráulica ideal é necessário definir qual será a pressão da sua aplicação: baixa, média, alta ou super alta pressão.
Cada mangueira possui características específicas para suportar determinado nível de pressão, por isso, deve-se respeitar o limite de cada uma, a fim de evitar falhas, vazamentos e acidentes graves.
3 - Temperatura da aplicação
Outro fator a considerar, é a temperatura da aplicação, tanto do ambiente a que a mangueira será alocada, quanto à temperatura do fluido a ser transportado pela mesma.
No geral, as mangueiras hidráulicas possuem resistência a temperaturas muito baixas e muito altas, porém cada modelo possui um limite específico.
Por isso, atente-se aos limites mínimos e máximos de temperatura suportados pelas mangueiras, pois a exposição a níveis extremos de temperatura pode levar a falhas e redução da vida útil da mangueira hidráulica.
4 - Fluido a ser transportado pela mangueira hidráulica
Um dos principais fatores que podem acarretar a falhas em mangueiras hidráulicas, é o fluido a ser transportado por elas, que se for incompatível à mesma pode deteriorar o tubo interno, prejudicando seu uso.
Os principais fluidos a serem transportados pelas mangueiras hidráulicas são:
Óleos minerais;
Óleos vegetais;
Óleos à base de glicóis e poliglicóis;
Óleos à base de ésteres sintéticos;
Óleos em soluções aquosas;
Água;
Combustível diesel;
Fluidos de transmissão;
Ar.
Mangueiras Hidráulicas Kiko-Flex
A Kiko-Flex é distribuidora oficial das mangueiras da fabricante italiana Manuli, reconhecidas mundialmente por sua qualidade e alta tecnologia.
Fale com nossos vendedores e garanta o estoque da sua loja, para fornecer itens de qualidade para seus clientes.
Confira também, nossos outros conteúdos e saiba mais sobre as mangueiras hidráulicas:
No Comment