Blog Kiko-Flex

Referência em Mangueiras e Conexões

Como o calor afeta a mangueira hidráulica?

Como o calor afeta a mangueira hidráulica?

A mangueira hidráulica usada em altas temperaturas enfrenta problemas de desempenho, isso ocorre porque a exposição térmica pode causar envelhecimento de elastômeros. Outras causas de envelhecimento incluem exposição à luz solar, oxigênio, ozônio e umidade, entre outras. Assim, os polímeros que compõem a cobertura e o tubo podem estar em risco.

A mangueira foi exposta a temperatura extremamente alta

Quando uma mangueira hidráulica é exposta a temperaturas extremamente altas, isso pode afetar as propriedades da borracha e propriedades mecânicas de uma mangueira e causar problemas como amolecimento, descoloração, fragilização ou endurecimento. Uma indicação visível de degradação são rachaduras na cobertura por estresse térmico.

A cobertura pode mostrar sinais de estar seca e carbonizada ou mesmo rachar quando flexionada. O conjunto pode permanecer “fixo e rígido” em sua forma instalada após ser removido do equipamento.

Como o calor afeta a mangueira hidráulica. Recomendações

Fluidos além dos limites de temperatura recomendados podem ter um efeito prejudicial semelhante no tubo interno. Deixar de usar óleo hidráulico com a necessária viscosidade de alta temperatura também pode acelerar a degradação da mangueira. E fluidos hidráulicos não derivados de petróleo, como emulsões de água / óleo e soluções de glicol, às vezes exigem limites de temperatura mais baixos. Independentemente disso, nunca exceda a temperatura máxima de operação recomendada para um determinado fluido. Lembrando que as mangueiras hidráulicas têm um range diferente de temperatura para fluidos em emulsões de água ou água.

Alguns fabricantes dizem que o aumento da temperatura externa em apenas 8°C acima da temperatura máxima pode reduzir a vida útil da mangueira pela metade. A vida útil real em temperaturas próximas do limite recomendado da mangueira depende da aplicação e do fluido. 

Sempre que conjuntos de mangueiras estiverem expostos a condições de alta temperatura devem ser inspecionados com frequência para quaisquer sinais de deterioração e os conjuntos danificados devem ser substituídos imediatamente por outros com uma classificação de temperatura mais alta.

Aplicações de conjunto

Para aplicações de conjuntos de mangueiras hidráulicas em ambientes com temperaturas altas ou em que o fluido hidráulico trabalhará em temperaturas acima de 100° C há necessidade de utilização de mangueiras hidráulicas desenvolvidas para essa aplicação, somente assim o desempenho dela será superior.

Na Kiko-Flex você encontra mangueiras hidráulicas para essas situações, uma delas, a mangueira Manuli Equator é uma mangueira hidráulica disponível até 2” podendo trabalhar em temperatura contínua de 135° C, podendo resistir a picos de 150° C, ela é muito utilizada em compressores, fundições e em sistemas hidráulicos dentro de compartimento de motores.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Kiko-Flex que ajudaremos na indicação do melhor produto para a sua necessidade.

Conteúdos relacionados

Conheça mais sobre os Sistemas Hidráulicos seus Componentes e Funcionamento

Conheça mais sobre os Sistemas Hidráulicos seus Componentes e Funcionamento

A Excelência das Mangueiras de Refrigeração Manuli: Inovação e Desempenho em Sintonia

A Excelência das Mangueiras de Refrigeração Manuli: Inovação e Desempenho em Sintonia

Cobertura de mangueiras hidráulicas: Quais os tipos disponíveis?

Cobertura de mangueiras hidráulicas: Quais os tipos disponíveis?

Dispositivos de segurança para mangueiras: O que são?

Dispositivos de segurança para mangueiras: O que são?

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Cadastre-se para ficar por dentro de todas as nossas novidades e receber materiais exclusivos!