Blog Kiko-Flex

Referência em Mangueiras e Conexões

Conexões JIC e DKO: Qual a diferença?

Conexões JIC e DKO: Qual a diferença?

As conexões JIC e DKO possuem sistemas de vedação muito característicos, e são comumente encontradas no mercado.
Muitas vezes, essas podem ser confundidas, porém é necessário conhecer cada modelo e saber identificar cada um.
Por isso, para ajudar você nessa tarefa, queremos apresentar as características dos sistemas de vedação ISO 8434-2 JIC 37° e ISO 8434-1 Cone 24° (DKO), realizando um comparativo de suas especificações técnicas, apontando suas diferenças, vantagens e desvantagens.

Conexões JIC

As conexões JIC (Joint Industry Council), fabricadas de acordo com a norma ISO 8434-2, comumente encontradas em ligas de aço carbono e aço inoxidável, são conexões de aperto que possuem roscas paralelas do tipo UN/UNF.
O sistema JIC possui por característica a realização da vedação através de uma superfície de assentamento cônica de 37 graus, tanto nas peças macho, quanto fêmea.
A vedação é feita estabelecendo contato entre o cone presente na peça macho e o cone presente na peça fêmea, comumente utilizada em sistemas de média à alta pressão, porém com certas limitações quando aplicadas em sistema com alto índice de vibração.
Este modelo de vedação, quando existe o encontro de duas superfícies completamente metálicas, é conhecido como vedação Metal-Metal, sendo uma conexão completamente mecânica.
Abaixo, se pode encontrar uma representação das peças macho e fêmea, demarcadas em vermelho na região onde ocorre o encontro das superfícies de vedação.
representação do sistema de vedação JIC
Conhecendo como o sistema JIC funciona, nos leva a pontuar quais são suas vantagens e desvantagens para as aplicações.

Vantagens em utilizar conexões JIC:

  • São conexões comercialmente mais fáceis de encontrar no mercado;
  • A ausência de um Oring os torna desejáveis em aplicações de alta temperatura;
  • Facilidade de instalação e manutenção;
  • Capacidade de realizar a vedação completa com níveis de torque baixos.

Desvantagens em utilizar conexões JIC:

  • Este sistema possui classificação de pressão considerada de média à alta;
  • O modelo de vedação metal-metal os limita a aplicações hidráulicas, podendo suportar apenas vibrações leves à moderadas na maioria das aplicações;
  • Por ser uma conexão simples e de construção compacta, possui tendência a ser apertado demais durante uma instalação ou manutenção;
  • Suscetível a danos e rachaduras devido ao aperto excessivo;
  • Capacidade de reutilização limitada por conta do tipo de vedação metal x metal.
Devido à forma da área de vedação, a capacidade de atingir a vedação completa pode ser alcançada em níveis de torque de montagem relativamente baixos.
Este fato precisa ser motivo de cautela, pois o aperto excessivo durante a montagem pode levar a colapso da área de vedação e esse colapso pode resultar em um fluxo reduzido e até mesmo vazamentos.
Representação de deformação excessiva conexões JIC
Em alguns casos, o excesso de torque pode ocasionar a quebra das sedes de vedação, o que torna o sistema de vedação JIC 37° frágil quando não seguido alguns cuidados quanto à instalação.
Portanto, para manutenção e instalação deste modelo de conexão é sugerido que os manutentores e instaladores possuam um treinamento e ferramentas específicas para a montagem destas conexões.

Conexões DKO

As conexões DKO (Dicht Kegel Oring), fabricadas de acordo com a ISO 8434-1, comumente encontradas em ligas de aço carbono e aço inoxidável, são conexões de aperto que possuem roscas paralelas do tipo Métrica.
O sistema DKO possui por característica a realização da vedação através de uma superfície de assentamento cônica de 24 graus tanto na peça macho, quanto fêmea, com o adicional de um O’ring na peça fêmea.
A vedação é feita estabelecendo contato entre o cone presente na peça macho e o cone com O’ring presente na peça fêmea, comumente utilizada em sistemas de alta pressão e podendo trabalhar em sistemas com alto índice de vibração.
Este modelo de vedação, quando existe o encontro de uma superfície completamente metálica com outra composta por um vedante de borracha, é conhecido como vedação Metal Macia.
Abaixo se pode encontrar uma representação das peças macho e fêmea, demarcadas em vermelho na região onde ocorre o encontro das superfícies de vedação.
representação do sistema de vedação DKO
Este sistema possui duas classes, sendo determinadas como “leve” e “pesada”, ponto este que pode necessitar de atenção especial no momento de seleção e montagem, devido às semelhanças dimensionais entre classes.
Conhecendo como o sistema DKO funciona, nos leva a pontuar quais são suas vantagens e desvantagens para as aplicações.

Vantagens em utilizar conexões DKO

  • Fornece excelente capacidade de vedação em todos os sistemas, desde baixa até altíssima pressão;
  • Por possuir um anel O’ring em seu cone de vedação, é uma das melhores escolhas para a maioria das aplicações de alta vibração;
  • Capacidade de reutilização ilimitada;
  • O modelo de vedação metal-macia desta conexão proporciona alta resistência à aplicações com altos índices de vibração;
  • Possui classificação de pressão considerada de alta à super alta.

Desvantagens em utilizar conexões DKO

  • Necessita atenção especial na montagem e manutenção devido a semelhanças dimensionais entre as classes “leve” e “pesada”;
  • Classes “leve” e “pesada” não são intercambiáveis.

Conexões JIC e DKO: Comparativo Técnico entre as vedações

Abaixo podemos observar um comparativo com as conexões JIC e DKO com relação ao seu desempenho e particularidades de montagem/instalação.
Comparação entre as conexões JIC e DKO

Conexões JIC e DKO: Saiba mais

Agora que você já conhece as características das conexões JIC e DKO, podemos concluir que o que diferencia uma da outra, acaba por ser particularidades de cada aplicação, variando entre pressões máximas de trabalho e resistência a vibrações e/ou demais fatos ligados ao local de uso.
Para saber mais sobre conexões e outros elementos hidráulicos, confira nossos outros conteúdos.

Conteúdos relacionados

Explorando as Conexões Inox e sua Importância nas Mangueiras Hidráulicas 

Explorando as Conexões Inox e sua Importância nas Mangueiras Hidráulicas 

Descubra o que são Conexões SMS e para que elas servem 

Descubra o que são Conexões SMS e para que elas servem 

Conexões Ermeto: O que são?

Conexões Ermeto: O que são?

Junta Rotativa em Máquinas Florestais: Por que utilizar?

Junta Rotativa em Máquinas Florestais: Por que utilizar?

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Cadastre-se para ficar por dentro de todas as nossas novidades e receber materiais exclusivos!