A Rosca BSP e NPT, são as roscas mais comuns encontradas no mercado e utilizadas principalmente em conexões de tubos, prevenindo vazamentos e garantindo maior segurança na aplicação.
Hoje, vamos falar especificamente das Roscas BSP e NPT, e quais as diferenças entre cada uma delas.
Rosca BSP
A Rosca BSP (British Standard Pipe) ou Rosca Paralela, é uma rosca inglesa muito utilizada em todos os países, porém, não muito comum nos EUA.
Por ser reconhecida por diversas normas técnicas como ISO 7/1, NBR ISO 7.1, EN 10226, BS 21, BS EN 10226 e JIS B 0203, pode ser conhecida como rosca BSP, BSPP, BSPT, Rosca Gás, Rosca G, Whitworth gás, entre outras denominações.
Os fios da rosca BSP possuem um ângulo de 55° em sua extremidade e o mesmo passo, o que carcteriza um perfil mais arredondado aos filetes. Além disso, possui o mesmo diâmetro do início ao final da rosca, e é aplicada perfeitamente em tubos de norma NBR 5580 (DIN 2440/2441).
Abaixo temos o desenho técnico da rosca BSP, demonstrando o perfil dos filetes, e também a tabela com as dimensões da rosca de acordo com as bitolas encontradas no mercado.
Rosca NPT
A Rosca NPT (National Pipe Thread) ou Rosca Cônica, é uma rosca americana, mais comum nos EUA e Canadá.
Reconhecida pelas normas ANSI B1.20.1 e NBR 12912, é denominada apenas como NPT em todos os países onde é utilizada.
Sua aplicação ocorre principalmente em tubos de norma 5590, e por ser mais robusta é recomendada para sistemas de média a alta pressão em tubulações de gás, água ou óleo.
Os fios da Rosca NPT possuem um ângulo de 60° em suas extremidades caracterizando um perfil triangular em seus filetes.
Abaixo temos o desenho técnico da rosca NPT, demonstrando o perfil dos filetes, e também a tabela com as dimensões da rosca de acordo com as bitolas encontradas no mercado.
Diferenças entre Rosca BSP e NPT
Agora que você já sabe quais as características das roscas BSP e NPT, vamos ver qual a diferença entre elas.
A rosca BSP, por ter o mesmo diâmetro desde o início até o final da rosca, pode ser rosqueada totalmente, porém precisa de um elemento vedante (O’Ring, arruela ED ou junta de cobre) para garantir sua vedação completa sem vazamentos.
Já na rosca NPT, por ser cônica, o seu diâmetro vai aumentando proporcionalmente até completar a vedação, ou seja, funciona com o “princípio do arredondamento”, vedando e travando a conexão sem o uso de um elemento vedante.
Saiba mais
Para você que está aprendendo sobre roscas e hidráulica, temos diversos conteúdos sobre o tema. Acesse os conteúdos abaixo e saiba mais.
Muito bom. Organizado e instrutivo para engenheiros, tecnólogos e técnicos.