Manual técnico de roscas
Qualquer vazamento em um conjunto hidráulico, por menor que possa parecer a princípio, tem um forte potencial de se tornar um problema enorme. Se o problema de vedação e vazamento for na rosca do terminal ou adaptador, você sabe identificar o modelo correto para a substituição?
Para que você não fique perdido nessa tarefa, nós da Kiko-Flex disponibilizamos em nosso site um manual técnico de roscas, um compilado de informações que devem ajudá-lo nesse processo.
Se quiser entender melhor sobre como o manual técnico de roscas pode ser útil para você, basta acompanhar este artigo, que reuniu algumas informações contidas nele.
Por que me preocupar com a escolha certa das roscas?
Roscas são conjuntos de filetes. Sua função é realizar a união mecânica entre duas conexões, no nosso caso, conexões hidráulicas. Em geral, as roscas são formadas por duas peças complementares. Uma dessas peças, chamada de rosca macho, que se insere na outra, a rosca fêmea.
As duas contrapartes são rosqueadas uma na outra, fixando a conexão e fazendo a vedação do conjunto. Isso impede que o conteúdo transportado vaze, o que poderia causar prejuízos pela perda ou até mesmo acidentes, em situações mais graves.
Como identificar a rosca correta a ser usada?
De maneira geral as roscas são identificadas pelo seu diâmetro (externo nos machos e interno nas fêmeas), número de fios por polegada ou passo. Mas vale lembrar que, como há muitos padrões de roscas em conexões e terminais hidráulicos, nem todas as roscas são identificadas da mesma forma.
A forma de identificá-las varia um pouco de acordo com o tipo de roscas de que estamos falando. Você pode encontrar no mercado as roscas métricas, roscas padrão americano, padrão inglês entre outras, e o nosso manual técnico de roscas ajuda a identificar todos os tipos com precisão, além de conter medidas de flanges e orientações de torque para correta aplicação.
Exemplo de Roscas: Roscas métricas
Ao selecionar roscas do padrão métrico, é preciso se atentar aos valores de duas medidas. A primeira delas é o diâmetro externo, no caso da rosca macho, ou interno, no caso da fêmea. A segunda medida é o passo, ou seja, a distância entre um filete e outro.
As roscas nesse sistema são identificadas pela letra M, seguida da medida do diâmetro em milímetros e depois do passo, também em milímetros. Assim, um modelo identificado como M22x1,50 seria uma rosca métrica com 22mm de diâmetro e 1,50mm de passo.
Exemplo de roscas: Padrões Americano e Inglês
Nesse sistema, as roscas são selecionadas de acordo com a medida do diâmetro em polegadas, seguida do FPP, que é a quantidade de filetes contida em uma polegada de comprimento da rosca. Desta forma, uma rosca identificada como 3/8’’-19 teria 3/8 polegada de diâmetro e 19 fios por polegada em seu comprimento.
Por que baixar o manual técnico de roscas?
O manual é o guia completo para qualquer pessoa que trabalha de alguma forma com sistemas de condução hidráulica, em manutenções de empresas ou que revende produtos hidráulicos como terminais, adaptadores ou conexões DIN. Nele você encontra informações detalhadas sobre todos os modelos de conexões, com especificações das roscas, medidas, torque, entre outras informações complementares.
Além disso, ele fornece tabelas detalhadas com as medidas das roscas em diferentes bitolas e normas, além de informações adicionais como torque e anéis requeridos para cada conexão. E não para por aí. Ainda é possível consultá-los para saber mais sobre mangueiras, terminais, manutenção e muito mais.
Então, se precisa de orientação na hora de escolher e utilizar produtos hidráulicos, basta dar uma olhada no nosso manual técnico de roscas. Temos certeza de que ele irá solucionar as suas dúvidas.
No Comment